Terceirização comercial para advocacia

A terceirização comercial pode trazer benefícios diretos para a operação da sua empresa e é muito forte para alguns segmentos, como o de advocacia.

Os serviços jurídicos demandam uma atuação consultiva como a de contadores, consultores financeiros e profissionais de tecnologia e observação das necessidades específicas de seus clientes.

São soluções de alto valor agregado e com personas específicas para atuação e prospecção.

Mas como estruturar esta área comercial e obter novos resultados?

 

A estruturação comercial no escritório de advocacia

 

Todo escritório de advocacia necessita organizar processos de atendimento e entrega de serviços por área de atuação.

Cada escritório tem buscado se fortalecer com base nas suas áreas de expertise e de conhecimento técnico de seus sócios como empresarial, cível, trabalhista e tributário.

É um processo natural de escolha do advogado, tanto como uma especialidade de outro profissional de prestação de serviços consultivo.

Para cada área estaremos atendendo leads potenciais que geralmente vem através de canais indiretos ou o chamado inbound, como: redes sociais, Google, indicação de outros clientes, eventos, associações, etc.

Portanto, o primeiro passo está determinado pelo fortalecimento destes canais e que possam mostrar toda a autoridade do escritório e seus sócios.

Ter a visibilidade pela especialidade é determinante na escolha pelos futuros clientes. Saber que está sendo atendido por quem tem muita experiência.

O segundo passo da estruturação e para auxiliar na terceirização comercial é criar os canais outbound e as etapas do comercial, e é aí que residem as grandes incertezas e falta de caminho para os escritórios de advocacia.

Quem fará isto? O próprio sócio do escritório? Um assistente?

Vamos ao movimento da terceirização comercial.

 

Como desenvolver a terceirização comercial?

 

Para a terceirização comercial, o advogado deverá pensar na seguinte situação: se eu for aprender as técnicas e se tornar o vendedor do escritório.

Desde que respeitadas as normativas da OAB quando a divulgação, deixarei de estar na gestão ou operação das soluções que meu escritório representa. Isso é adequado?

É adequado até o limite que não atrapalhe sua função primordial.

A terceirização pode ser uma grande alternativa, pois contratar um profissional para atividade fixa, também, não seria o ideal pensando no aspecto da curva de aprendizado e custos.

Primeiro entender a cultura como qualquer outra empresa é um fator importante para personalizar a atuação do escritório, seus seguidores e atração de novos clientes.

O advogado e sua história de vida, desde a criação do escritório, o propósito, a missão, visão e valores. Sua percepção de mercado, seu nível de relacionamento, suas formas de entregar as soluções de forma diferenciada, a sua atenção aos detalhes que envolvem o fator humano.

Sim, estamos falando de relação humana e para tal o escritório de advocacia vai se diferenciar também no atendimento e na tradução da legislação e aspectos complexos jurídicos para os clientes e suas necessidades.

O cliente vai sentir estar no local certo para atendimento de seus problemas.

Após o entendimento do mercado e atuação do escritório face prestação de serviços consultivo e não obrigatório, estaremos buscando estruturar a aproximação com leads potenciais por inúmeros canais de comercialização.

As abordagens ou formas de se apresentar aos futuros clientes deverão ser de forma criativa, com força na cultura e diferencial, enaltecendo a entrega de soluções para as dores específicas. Discretas e sóbrias, porém com emoção e alta entrega.

O relacionamento será a palavra de ordem na prospecção, sendo natural e não ofensiva.

Estar presente nos meios que seu cliente frequenta contribuir com conteúdos práticos, pertencer a grupos e associações, alcançando o público alvo, seja B2B ou B2C.

Promover parcerias com outras empresas e profissionais que complementem sua atuação será outro diferencial.

Internamente estar com procedimentos e fluxos comerciais bem estruturados como qualquer outra empresa, CRM para controle de leads, departamento de sucesso do cliente e muito mais.

Vamos fortalecer seu escritório a nível comercial?

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