Terceirização comercial, entenda os benefícios
A Terceirização comercial tem sido oferecida como uma ótima alternativa para pequenas e médias empresas, gerando benefícios de curto e longo prazo.
Quando falamos de terceirização comercial queremos mostrar que muito mais que um vendedor atuando diretamente na prospecção de negócios, geramos um valor significativo de experiência na jornada do futuro cliente e para escolhas de soluções a suas dores.
Para viabilizar esta escolha vamos agora falar sobre o processo prévio de diagnóstico.
Etapa de diagnóstico comercial
Primeiramente, devemos realizar um bom diagnóstico da jornada comercial da empresa para definir os parâmetros de implantação de uma possível terceirização comercial.
Dentro os principais quesitos podemos citar: estudo amplo de mercado e concorrência, entendimento aprofundado do seu cliente alvo ou persona, processos atuais implantados para atendimento comercial, manuais e materiais de comercialização e análise histórica dos indicadores comerciais.
Feito isto, seguimos para uma possível implantação de uma terceirização com mais assertividade.
Implantação da terceirização comercial
Quando chegamos no processo de implantação, determinamos as variáveis principais para sua viabilidade como: tempo de prospecção, mercados a serem monitorados, ferramentas de tecnologia para follow-up como CRM, agenda de integração com outras áreas da empresa, expertise no assunto e formas de abordagem.
Toda pessoa bem treinada poderá ser um boa vendedora, mas buscamos muito mais do que isso, caso contrário, podemos ter um revés na terceirização que se chama robotização de processo sem elementos de cultura e emoção envolvidos.
Para uma empresa ter sucesso com a terceirização não basta escolher um agência ou consultoria para automatizar processos.
Precisamos entender muito mais sobre o cliente, sua história e vivenciar, se integrar e apresentar ao mercado a paixão pelo produto ou serviço.
Canais da terceirização comercial
A terceirização comercial será ainda mais benéfica quando não for o único canal de atração de oportunidades, mas um fator que contribua para o aumento do desempenho das vendas, novos leads qualificados.
Para os vendedores (closers) significa um verdadeiro propagador da essência de uma empresa junto aos seus futuros clientes.
Conhecer a jornada de um cliente desde sua primeira interação até sua permanência depende de uma equipe motivada e engajada. O terceiro será mais um membro importante deste processo contínuo e de encantamento de clientes, com estratégias adicionais. Vamos, então, conhecer a área importante de sucesso do cliente.
Sucesso do cliente na terceirização comercial
Para finalizar a jornada comercial, temos a área de Customer Success, ou seja, pós-venda efetivo.
Toda terceirização poderá, também, contemplar esta etapa crucial de permanência do cliente satisfeito.
Devemos fomentar novas indicações de clientes e mostrar ao mercado que a empresa está em constante evolução, buscando sempre novidades e atendimento a novos anseios.
Uma boa pesquisa de satisfação já não é mais suficiente, necessitando-se novas formas de surpreender os clientes com benefícios diretos e sendo um canal de proximidade constante.
Então, vamos terceirizar?
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