Terceirização comercial e formação de parcerias, como desenvolver?

Terceirização comercial e parcerias andam juntas no mundo empresarial, hoje em dia.

Mas como potencializar a área comercial e estruturar de forma adequada pensando neste aspecto?

A terceirização comercial deve ser analisada conforme a operação da empresa, suas fases do funil de venda, equipe atual e organização institucional.

A formação  de parcerias pode significar a escalada de vendas para muitas empresas que tem dificuldades em mostrar melhor seu potencial de atuação.

As duas juntas podem ser determinantes para uma nova fase de crescimento, desde que, algumas premissas sejam atendidas previamente.

Vamos, então, entender quais são elas?

 

Premissas para a Terceirização Comercial e Parcerias

 

Muitas empresas ainda tem dificuldades para entender o real sentido da área comercial para seu negócio. Falar em terceirização, então, seria um outro passo ainda desconhecido.

O que primeiro devemos entender é que a venda inicia sempre pelo proprietário do negócio, seja ele simpatizante das vendas ou não. Compreendido isto seguimos ao passo seguinte que é estruturar a empresa para vender adequadamente.

A estruturação ou reestruturação comercial é muito importante e determinante do sucesso seguinte. De nada adianta termos uma equipe de vendedores se o que temos a oferecer não tem conexão com nossos futuros clientes, não os seduzem ou fazem-se sentir parte da marca da nossa empresa. Não é vender e sim ajudar a comprar, entender as dores dos clientes e tudo começar a fazer sentido para suas vidas,  identificar valor na relação de consumo.

Desenvolvido o processo comercial temos diante de nós a construção de um mapa comercial, ou seja, nossa empresa no centro e em volta as conexões que trarão os potenciais clientes.

Cada canal de comercialização deverá ser construído ou desenvolvido para que possamos realizar mais negócios em menos tempo.

Um dos canais ao qual estamos falando é a formação de parcerias.

Parceria significa essencialmente esta conectado a uma outra pessoa ou empresa que possa complementar sua operação de negócios, pois conversa com mesmo público alvo e tem objetivos em comum.

Quando clientes são impactados por um serviço ou produto tem uma reação. Mas quando são impactados por um grupo de soluções de produtos e ou serviços tem outra reação muito maior que pode significar a tão sonhada fidelização.

Para que o comercial estruturado possa estar mais pujante realizamos a análise da possível terceirização de vendas.

Imagine agora você como o proprietário do negócio tendo que vender primeiro, mesmo sem o dom para tal, e ainda por cima não ter uma equipe experiente e preparada para entender o mundo de sua empresa em pouco espaço de tempo.

Mesmo que tenha uma equipe comercial há ainda fatores importantes a serem analisados como potencializar todos os canais de comercialização e parcerias.

Com isso queremos mostrar que a terceirização pode conviver com o trabalho feito profissionais contratados internamente, pois há espaço para todos se ajudarem e buscarem o melhor de exposição da venda ao mercado. São muitas tarefas a serem feitas e lugar para especialistas.

Quais os passos para desenvolver as duas ações de forma simultânea?

 

Desenvolvimento comercial

 

Para o bom desenvolvimento comercial temos a integração da terceirização comercial com as parcerias, ou seja, mais força de venda e especialistas trabalhando canais novos de atuação para ambas as empresas.

Há determinados fatores, também, que costumam ser mais interessantes para esta união como a participação em eventos, compras de materiais e investimentos em mídias em conjunto, portfólio ampliado, compartilhamento de estrutura física para atendimentos, contratação de equipes, consultorias em conjunto, pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, etc.

Portanto, para uma empresa que consegue amadurecer comercialmente e entende a necessidade de estar complementando outras tarefas com pessoas e empresas complementares a sua enxerga mais crescimento e mercado a sua volta, permite-se estar diante de mais oportunidades.

A terceirização comercial pode, então, estar significando aberturas de novas portas enquanto já trabalhamos o nosso dia a dia com nossa equipe interna.

A formação de parcerias permite olhar o mercado e clientes de forma mais associativa e inteligente.

Vamos construir este mundo melhor, então?

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