Planejamento comercial de sucesso, quais os principais passos?

Estamos nos aproximando do final de ano e cabe uma análise fundamental de tudo que foi feito e o que poderíamos ter realizado. O planejamento comercial pode ser a chave!

Toda empresa necessita se organizar e buscar o melhor em suas ações e estratégias.  Se estruturar, comercialmente.

O mercado necessita de pessoas e empresas engajadas em fornecer os melhores produtos e serviços.

Para que possamos objetivar todas estas ações, necessitamos realizar um planejamento comercial de sucesso.

Estamos diante de um cenário cada vez mais complexo e com clientes cada vez mais exigentes. O diferencial será encontrado por aquelas empresas que norteiam um processo de desenvolvimento e inteligência comercial, se reinventando e inovando a todo momento.

Vamos, então, conhecer quais os principais passos para uma planejamento comercial de sucesso?

 

Os passos para um planejamento comercial de sucesso

 

Antes de iniciar o planejamento comercial devemos entender o momento atual da empresa, realizando uma boa análise SWOT. Isso quer dizer reconhecer e enumerar todas as suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças de mercado.

Toda empresa acredita poder sair vendendo, mas o erro persiste naquele que não analisa sua estrutura e capacidade de entrega.

Depois vamos ao que chamamos a um bom pivotamento de mercado, ou seja, aplicar uma matriz que resulte em todos os diferenciais versus características dos seus clientes para alcançar a melhor entrega e segmentação.

Dentre as análises entender melhor seu produto ou serviço, absorção nos mercados e sua concorrência.

Quem busca tudo em qualquer lugar não consegue focar e alcançar o êxito necessário em menor espaço de tempo.

Organize seus potenciais clientes em um grande funil de venda digital, com CRM e outras ferramentas.

Em seguida elaborar um plano de ação comercial e definir os melhores produtos, serviços e formas de atuação comercial e de marketing.

As metas serão definidas de forma natural, pois já se saberá onde se quer chegar, com qual valor e com quais ações principais.

Mas como estruturar tudo isto com sua equipe?

 

O planejamento comercial em equipe

 

Seja qual for o tamanho da equipe ou as funções, todos devem participar deste novo momento para entender a política comercial, a forma de interagir com seus clientes e como desenvolver uma entrega única do início ao fim do processo de venda.

Todos vendem, mesmo que de forma despercebida ou natural.

A técnica e o encantamento estarão sendo aperfeiçoados, cada uma na sua função e gerando uma percepção de organização e método ao cliente final.

Os parceiros serão bem-vindos nesta nova jornada e deverão estar dentro da mesma cultura. Busque sempre o auxílio de especialistas para que as áreas vitais da empresa se comuniquem adequadamente e unam forças.

Estude formas de melhorar seus canais de comercialização, também. Assim, sua empresa poderá se comunicar mais vezes e com melhor visibilidade digital.

Ao final do planejamento comercial teremos um grande mapa comercial de atuação. Imagine sua empresa como o sol e os raios como canais de atração de novas oportunidades e negócios.

Vamos, então, planejar?

 

 

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