É tempo de planejar

Ao final de cada ano as empresas fazem um balanço de seus resultados. O que deu certo? O que precisa melhorar? Como foram as finanças? Como encarar o mercado e buscar o crescimento de seu segmento?

 São muitos questionamentos, porém, o principal envolve seu capital humano. Do que adianta planejar e estabelecer metas se sua equipe não está engajada? Precisamos olhar para as pessoas e buscar dentro delas o seu verdadeiro objetivo. 

 Estabelecer novas diretrizes sem respeitar o desejo e os sonhos de sua equipe de trabalho pode ser o adiamento de mais um ano para seu crescimento. Sabemos as dificuldades de se encontrar pessoas dedicadas e comprometidas com a cultura da empresa, principalmente, porque o diretor não soube comunicar o porquê veio ao mercado. 

 A empresa, muitas vezes, não estabelece corretamente a sua missão e visão. Ou está mais como um lema para enfeitar suas apresentações de marketing… Refaça seus objetivos quando os mesmos não estão sendo claros para todos a sua volta, como colaboradores, clientes e fornecedores.

 A importância que a área comercial tem na sua empresa e a forma como pode levar a todos numa onda positiva de crescimento, faz dela uma mola propulsora e detentora de importantes ações dentro do plano geral.

 Converse mais com seus clientes e veja o que buscam verdadeiramente no mercado. Surgem aí inúmeros nichos novos para atuar. Seja diferente mas com excelência. Um passo de cada vez e seu planejamento ficará muito mais eficaz.

 Planejar ao ano seguinte é estabelecer um norte sem mudanças bruscas na regra do jogo durante o período que executa. Crie planos alternativos em caso de dificuldades, fundamente uma área de atuação como o carro chefe, mas fixe outras formas de garantir sua permanência financeira no mercado, seja com produtos ou serviços complementares.

 Faça todos participarem do seu planejamento, não apenas o comunique como uma receita pronta de sucesso. Um bom time é aquele que contribui sabendo claramente o foco final, e dele se sente importante na sua parte que lhe cabe.

 Feliz 2017 a todos e façamos diferente! 

Comentários (1)

Deixe um Comentário