A consultoria comercial para o crescimento

Podemos determinar alguns caminhos importantes de estruturação para sua empresa e um deles é a consultoria comercial para o crescimento.

Devemos entender melhor os processos internos de sua operação e as formas de estar preparado para o atendimento ao seu mercado específico.

Inicialmente, todo gestor precisa voltar seus olhos para dentro de sua empresa e analisar como sua história e atuação comercial podem continuar apresentando diferenciais aos seus clientes.

Com a consultoria comercial poderemos corrigir as falhas do processo de vendas e implantar melhorias para o alcance de metas e posicionamento de mercado.

Estamos vivenciando mudanças constantes e rápidas quanto à forma de consumo e compra de novos produtos e serviços. Saber alinhar cultura da empresa com os novos perfis de consumidores deverá ser o norte para muitas empresas na retomada econômica.

 

Como iniciar a estruturação?

 

Uma estruturação comercial adequada exige alguns caminhos como:

  1. O empreendedor e gestor precisam reconhecer que as mudanças e melhorias devem acontecer em seu negócio. Que sua empresa não depende somente de você, mas de equipe engajada, processos eficazes, bons produtos e clientes felizes.
  2. Entendimento sobre as fraquezas de seu negócio. Não há negócio perfeito, mas processos constantes de melhorias. Devemos nos aproximar do ideal e para tal, reconhecer as fraquezas e saber lidar com elas. O que fazer para ser ainda melhor no que faço? Como o meu concorrente atua?
  3. Conhecimento profundo da concorrência e do mercado. Vivenciamos um mundo em constante evolução, com criação de novos produtos para novas necessidades. Se o seu mercado está ficando mais difícil a cada dia, cuidado! A reinvenção do negócio deve fazer parte do planejamento e, assim, construir sempre novos diferenciais. O estudo de mercado é uma constante nos dias atuais, pois assim estaremos alinhando nosso propósito com o de nossos clientes. O foco em alguns segmentos, também permite um melhor aproveitamento da área comercial e uma oferta de produtos e serviços com mais especialidade.
  4. Como estruturar sem investir? O empreendedor necessita se arriscar o tempo todo, mas com um plano comercial bem conduzido e inteligência de atuação. Devemos investir na equipe e consultores, pois são os nossos primeiros clientes, que compram a ideia da empresa e podem ser os bons vendedores do dia a dia. Investir em processos ágeis e com qualidade, trazendo ao cliente uma ótima experiência e convivência. Investir em produtos diferenciados, serviços inovadores e pacotes que permitam aos clientes optarem com melhor custo benefício.
  5. De nada adianta implantar e não medir o caminho para novos resultados. Devemos ter boas métricas pelo marketing digital, bons parceiros, sistemas de automação e gestão comercial.

Mas como a consultoria comercial pode ajudar em tudo isto?

 

Estabelecendo os caminhos com a consultoria comercial

 

A consultoria comercial poderá fazer parte de todos os processos descritos, anteriormente, aconselhando e auxiliando na estruturação.

Além disso, haverá condução de outros especialistas em apoio ao projeto, como a gestão da marca e o marketing digital.

Muitas vezes, precisaremos dentro da estruturação, revisar todos os conteúdos e comunicação da marca com o mercado, alinhando para novas estratégias e modernizando a entrega com o cliente alvo.

O marketing digital deverá estar de mãos dadas com a área comercial para conduzir a atração de leads e caminho dentro do funil de vendas.

Outros caminhos deverão ser seguidos como o estabelecimento de novos canais de comercialização e atração de oportunidades. O consultor comercial poderá analisar a estrutura atual de vendas e orientar para os próximos passos.

Poderemos criar novas parcerias que tenham o mesmo público alvo, mas com produtos e serviços complementares ao seu. Desta forma, o cliente ficará ainda mais satisfeito e impactado.

Outra estratégia adequada é o “upsell”, ao qual, por meio de oferta de um pacote de produtos e ou serviços você pode proporcionar ao seu cliente muito mais satisfação, fidelização, aumento de ticket médio, e por consequente de faturamento.

A consultoria comercial deverá fazer parte da tomada de decisão juntamente com os demais gestores da empresa, sendo um fiel conselheiro com visão estratégica de mercado.

Portanto, podemos identificar três caminhos para uma boa consultoria de desenvolver que são: diagnóstico, análise e estruturação.

 

O crescimento empresarial

 

Olhar pra dentro da sua empresa, estar na visão de seu cliente e ciente das mudanças necessárias, estruturar e estar apoiado pela consultoria comercial. São elementos propulsores do crescimento empresarial.

Todo empreendedor precisa saber de uma coisa muito importante: você criou a empresa, teve a ideia, mas a sustentabilidade do seu negócio depende de uma atuação que se perpetua.

Você deve aprender a ser gestor ou empresário ou saber delegar as funções, estar acompanhado de especialistas em suas respectivas áreas.

A gestão e a consultoria comercial andam juntas para que sua empresa possa estar no caminho certo.

Já o crescimento somente acontecerá se conseguirmos aperfeiçoar a obtenção do lucro.

Escalar as vendas, conseguir bons nichos de mercado e oferecer produtos e serviços com diferenciação em relação à concorrência.

Os números oficiais já mostram a elevação de número de empresas, pois muitas oportunidades estão aparecendo.

E aí você poderá perguntar, mas e a crise?

A crise sempre existiu e muitas empresas que hoje são destaque no mercado nasceram neste ambiente de incerteza e nervosismo.

Tudo depende de um bom planejamento e de estar bem assessorado. Há mercado lá fora esperando ser atendido por aqueles que melhor se apresentarem.

Vamos, então, em buscar de nosso melhor e com apoio necessário.

 

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