Vendas Prospecção por telefone

Uma das mais básicas formas de prospecção de clientes é a utilização do telefone, porém, ainda se apresenta de forma amadora por muitos que a necessitam.

 A primeira etapa para este tipo de prospecção envolve conhecimento. De nada adianta você se armar com pessoas falantes e extrovertidas. Nem sempre é a saída adequada, até porque, cativar e envolver depende de treinamento, técnicas de persuasão e limites do atendimento. O cliente não pode se sentir incomodado e ter sua liberdade cerceada. 

 O treinamento deve ser feito com base na pesquisa de público alvo, suas preferências, se mais jovens, se mais mulheres, e outras características que determinam sua fala ao telefone. Gírias, comparações e temas polêmicos como política, futebol e religião são expressamente proibidos. O tom tem que ser cordial porém não muito formal, a dicção boa e o sorriso sempre presente. Percebe-se a alegria do outro lado.

 A pesquisa é uma etapa fundamental. O produto e ou serviço devem ser conhecidos em profundidade, o mercado, concorrência, produtos complementares, etc. Experimente o produto ou veja o serviço sendo executado antes de oferecê-lo. Saiba as vantagens e tenha argumentos para as objeções. Estude o outro lado experimentando a sensação de ser cliente, primeiramente. Assim o caminho ficará mais claro e fácil.

 Agora vamos a dados. Quanto mais você ligar, quanto mais você se sentir presente, mais será lembrado. Persistência atinge metas. Um dia seu cliente pode não estar apto a ouvir sua proposta, muitas coisas acontecem no dia a dia das pessoas que as fazem dizer Não, já outros dias estão mais aptas a ouvir e a dizer Sim. Uma boa forma de manter o foco é pensar o seguinte: Quantas ligações fiz, hoje? Este número divida pelo número de contatos que você tem a fazer. O resultado divida pelo número de empresas ou clientes que podem comprar o seu produto ou serviço dentro do seu bairro. Agora pense no número de clientes na sua cidade. Verás que os Não possíveis são irrisórios. 

 Falando em dados, precisamos de uma base confiável. Não compre estas informações, pois são imprecisas e te levam ao insucesso. Pense em formar sua base, seja por indicações de clientes atuais, seja por pesquisa. Temos, hoje, um forte aliado, a internet. Nela pode se conhecer os gostos das pessoas, tudo está nas redes sociais, geralmente. Faça um cadastro no Linkedin, lá estão os profissionais, as empresas, ofertas e necessidades das empresas.

 Sucesso e use bem o telefone! Ele é um meio muito importante para o alcance de seus resultados!

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