Prospectando clientes

 A maioria das empresas não sabe prospectar ou busca seus clientes de forma totalmente equivocada.

   Uns são acima de tudo e pensam que seu produto ou serviço é o melhor do mercado e, portanto, imaginam os clientes tentando se adaptar ao modo deles atuarem… muito errado!!

   Outros querem novos clientes somente projetando sua imagem, marca e seu enorme portfolio. Acabam criando uma vácuo entre o desejo do cliente e o que ele tem de capacidade de compra.

   Alguns ainda tentam prosperar adotando práticas inconsistentes com a nova forma de comprar e, simplesmente mudam sua forma de comercializar sem ao menos saber dos seus clientes o que buscam de novo ou melhor no mercado. São prepotentes e vão sucumbir.

   Prospectar vem da origem explorar, como se você fosse um minerador. A busca da riqueza, seus clientes, deve seguir uma série de procedimentos e o que é mais importante, ouvi-lo em suas necessidades. Tente se passar por um cliente comprando de sua empresa e veja onde está pecando, seja no atendimento, na abordagem de seus vendedores, na sua estratégia de preço…

   A prospecção tem vários caminhos, e o relacionamento, adquirir confiança, acima de tudo é que as pessoas, primeiramente, buscam. O mundo está carente de relações humanas verdadeiras, depois vem a venda. E esta tem que oferecer o que o cliente quer… não tente convencer do contrário… pode até ganhar um primeiro embate, mas depois o cliente te larga pra todo sempre…

   Por que perdes mercado e clientes? Porque sua prospecção, quando existe é totalmente má direcionada, sua atuação é desencontrada, sua equipe só pensa em primeiro ganhar dinheiro… Dinheiro é fruto do trabalho e este é fruto da confiança!

   Ajude seu cliente a comprar e não tente vender a todo custo sem uma base de respeito e ética.

   Prospectar, enfim, é uma arte…o primeiro telefonema nem sempre vira um namoro, mas a base da confiança vem do olhar honesto e brilhante, do aperto de mão verdadeiro.

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