Planejamento comercial, como me preparar para 2022?

Como posso fazer um bom planejamento comercial e me preparar?

Estamos nos aproximando de mais um final de ano e muitas expectativas estão sendo lançadas sobre o ano de 2022.

Muitas empresas acabam esquecendo ou adiando os planos do comercial e análises internas são extremamente necessárias.

O mercado está mudando a todo tempo, os clientes estão buscando novos produtos e serviços, o grau de competitividade está cada vez maior e as diferenças tratadas no seu negócio serão o foco de um sobressalto de vendas para uns em relação a outros empresários.

Quais os primeiros passos?

 

O olhar para dentro da empresa

 

Antes de começar qualquer análise externa e traçar novos planos, devemos olhar para dentro de nossa empresa com olhar crítico e de cliente.

Esqueça qualquer coisa que já tenha sido feita e pense o propósito como uma empresa nova, sendo criada neste instante para atender as demandas do mercado.

Será que a minha empresa está moderna e preparada para os novos tempos?

Os processos internos funcionam como deveriam?

Minha equipe está engajada e motivada para novos objetivos?

Tenho produtos e serviços aderentes ao que o mercado está buscando?

Se não fundamentarmos tudo isso de nada adianta buscarmos novas metas e programar um comercial.

Tudo começa com o olhar do dono e a cultura deverá ser disseminada.

Agora que estamos cientes e preparados, vamos ao que interessa, um novo comercial!

 

O planejamento comercial

 

Um planejamento comercial se inicia com uma boa fundamentação teórica baseada na prática e não o oposto, traçando ideias que visem aumentar as vendas e sustentabilidade em longo prazo do negócio.

Procure uma consultoria e estruture o seu negócio.

Agora vamos a algumas dicas:

  • Esteja alinhado ao tempo de compra. Planejamento pronto antes do tempo de compra ideal dos seus clientes. Se a melhor virada é no meio de cada ano, o planejamento dura de Julho a Julho.
  • Analisar todos os detalhes como política de descontos, planos de incentivos, modelo de departamento comercial, SDR e muito mais.
  • Definição de metas e para cada departamento a partir das vendas do comercial.
  • Apresentação de soluções com inovação e criatividade, tendo diferenciais mediante a concorrência.
  • Monitoramento dos resultados e busca de novos caminhos alternativos a todo instante.
  • Levantamento de todos os custos e investimentos necessários.
  • Acompanhamento constante do cenário externo e suas influências sobre os seus produtos, serviços e clientes.
  • Treinamento da equipe e constante atualização.

 

Mais do que planejar é sentir o verdadeiro propósito da sua empresa com o mercado e clientes. Buscar parceiros que façam todo o sentido mirando na qualidade do novo canal de comercialização.

Planejei e mesmo assim não alcancei os resultados, o que fazer?

Esteja atento aos sinais do mercado e clientes. As preferências mudam e a concorrência se acirra com novos diferenciais.

O que faz um cliente optar pela sua empresa do que por outra? Seja um atendimento especial, um retorno rápido as demandas, um trabalho concluído com ótimos resultados, uma expertise para a sua necessidade específica ou um atuação com produto ou serviço bem nichado.

Esteja agindo de forma diferente, com amor pelo que faz e todos a sua volta sentirão da mesma maneira. Isto faz a diferença na vida das pessoas e alcança a fidelidade.

Gostou? Então compartilhe com todos a sua volta, afinal quanto mais prepararmos nossas empresas, melhores resultados e satisfação irão gerar a nossa volta.

Comentários (3)

Deixe um Comentário