Planejamento comercial, como me preparar para 2022?
Como posso fazer um bom planejamento comercial e me preparar?
Estamos nos aproximando de mais um final de ano e muitas expectativas estão sendo lançadas sobre o ano de 2022.
Muitas empresas acabam esquecendo ou adiando os planos do comercial e análises internas são extremamente necessárias.
O mercado está mudando a todo tempo, os clientes estão buscando novos produtos e serviços, o grau de competitividade está cada vez maior e as diferenças tratadas no seu negócio serão o foco de um sobressalto de vendas para uns em relação a outros empresários.
Quais os primeiros passos?
O olhar para dentro da empresa
Antes de começar qualquer análise externa e traçar novos planos, devemos olhar para dentro de nossa empresa com olhar crítico e de cliente.
Esqueça qualquer coisa que já tenha sido feita e pense o propósito como uma empresa nova, sendo criada neste instante para atender as demandas do mercado.
Será que a minha empresa está moderna e preparada para os novos tempos?
Os processos internos funcionam como deveriam?
Minha equipe está engajada e motivada para novos objetivos?
Tenho produtos e serviços aderentes ao que o mercado está buscando?
Se não fundamentarmos tudo isso de nada adianta buscarmos novas metas e programar um comercial.
Tudo começa com o olhar do dono e a cultura deverá ser disseminada.
Agora que estamos cientes e preparados, vamos ao que interessa, um novo comercial!
O planejamento comercial
Um planejamento comercial se inicia com uma boa fundamentação teórica baseada na prática e não o oposto, traçando ideias que visem aumentar as vendas e sustentabilidade em longo prazo do negócio.
Procure uma consultoria e estruture o seu negócio.
Agora vamos a algumas dicas:
- Esteja alinhado ao tempo de compra. Planejamento pronto antes do tempo de compra ideal dos seus clientes. Se a melhor virada é no meio de cada ano, o planejamento dura de Julho a Julho.
- Analisar todos os detalhes como política de descontos, planos de incentivos, modelo de departamento comercial, SDR e muito mais.
- Definição de metas e para cada departamento a partir das vendas do comercial.
- Apresentação de soluções com inovação e criatividade, tendo diferenciais mediante a concorrência.
- Monitoramento dos resultados e busca de novos caminhos alternativos a todo instante.
- Levantamento de todos os custos e investimentos necessários.
- Acompanhamento constante do cenário externo e suas influências sobre os seus produtos, serviços e clientes.
- Treinamento da equipe e constante atualização.
Mais do que planejar é sentir o verdadeiro propósito da sua empresa com o mercado e clientes. Buscar parceiros que façam todo o sentido mirando na qualidade do novo canal de comercialização.
Planejei e mesmo assim não alcancei os resultados, o que fazer?
Esteja atento aos sinais do mercado e clientes. As preferências mudam e a concorrência se acirra com novos diferenciais.
O que faz um cliente optar pela sua empresa do que por outra? Seja um atendimento especial, um retorno rápido as demandas, um trabalho concluído com ótimos resultados, uma expertise para a sua necessidade específica ou um atuação com produto ou serviço bem nichado.
Esteja agindo de forma diferente, com amor pelo que faz e todos a sua volta sentirão da mesma maneira. Isto faz a diferença na vida das pessoas e alcança a fidelidade.
Gostou? Então compartilhe com todos a sua volta, afinal quanto mais prepararmos nossas empresas, melhores resultados e satisfação irão gerar a nossa volta.
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