Departamento comercial, como estruturar?

Quero estruturar o departamento comercial, mas não disponho de muitos recursos.

Quero estruturar o departamento comercial, mas minha empresa ainda é pequena.

Se uma destas duas situações corresponde o seu momento atual, venha conosco, também, nesta leitura.

Primeiramente, o que podemos entender como departamento comercial?

Se você pensou que é uma estrutura física com muitas pessoas, esqueça, isto é coisa do passado!

O departamento comercial é a alma do negócio e poderá se estruturar de forma gradativa e inteligente.

 

A alma do negócio

 

Antes de falarmos sobre departamento comercial devemos entender a história de sua empresa, missão, visão, valores e propósito.

Se você não sabe o que é isto e nem sabe como criar, pense no seguinte:

Para qual objetivo foi criada a minha empresa perante o mercado e sociedade?

Para onde quero ir e mercados para atender em determinado tempo?

Quais valores estão intrínsecos no dia a dia e em harmonia com os seus pessoais?

O que desejo contribuir para as outras pessoas e empresas ao se relacionarem com meu negócio?

Que especialidades e diferenciais posso apresentar para as outras empresas e pessoas?

Agora que está ficando um pouco mais claro sobre o que proponho com minha empresa poderei buscar o meu melhor caminho.

Uma empresa é formada por pessoas, talentos e sonhos!

Nenhum sonho passa a existir de verdade se não for por conta de união de pessoas com o mesmo propósito, mesmo que sejam parceiros e não estejam dentro da mesma estrutura física.

Devemos contribuir para um mundo melhor a nossa volta, criando produtos e serviços de valor, permitindo a realização de sonhos pessoais e felicidade de inúmeras famílias.

Se não for este o objetivo final, para que serviria uma empresa? Para os ganhos financeiros de seu idealizador e ponto final?

Quando nos vestimos com esta roupa e partimos para os objetivos e propósito, a comercialização e conquista de clientes ou seguidores será uma consequência natural de nosso trabalho. E depois disto virão os recursos financeiros como resultado da operação comercial e esforços produzidos. Sim, a empresa visa lucro, mas antes do lucro vem a satisfação das necessidades.

Uma venda não gera resultado financeiro apenas, gera relacionamento, entrega de valor, auxílio de compra e encantamento.

Quando os seus clientes enxergarem esta entrega por você e seus colaboradores e parceiros, sua marca e sua empresa terão resultados extraordinários.

 

Criando o departamento comercial

 

Para criarmos o departamento comercial devemos seguir os passos:

  • Avaliação de seus produtos e serviços quanto aos diferenciais e entrega ao mercado;
  • Nível de capacidade de retaguarda de atendimento;
  • Força atual de marca, comunicação com o mercado, materiais de apresentação e visibilidade digital;
  • Pessoas engajadas no projeto;
  • Concorrência direta e indireta;
  • Formação de preço;
  • Fluxo de comercialização;
  • Ambiente econômico;
  • Pós-venda.

Após avaliação minuciosa destas etapas poderemos começar a criar o departamento comercial.

A primeira pessoa que vende sempre é o proprietário (a) da empresa ou diretor (a).

Todas as outras pessoas que estão na equipe devem saber vender na essência, não necessariamente na técnica.

Atender bem, organização e procedimento é obrigatório de todos para que o comercial comece a funcionar.

Um departamento comercial começa a existir pela postura de todos com seus clientes externos e internos. Sim, o respeito e admiração ficarão visíveis por todos que visitarem a sua empresa.

Fluxo e procedimentos deverão ser estruturados por mais simples que sejam, pois assim tudo passará a funcionar melhor e com mais produtividade.

Ter-se-emos um vendedor interno, externo, representante ou parceiro comercial, mas sempre alguém que conduz para a melhor experiência do cliente. Vender é uma ação que se completa pela relação de sedução e encantamento e não pelo simples obrigação de entregar algo.

 

Nova era comercial

 

Toda venda é efetiva quando se acredita no bem que se está vendendo e há uma dor necessária para ser atendida.

Antigamente o vendedor realizava todas as etapas, desde a prospecção até a pós-venda.

Hoje temos a disposição empresas terceirizadas realizando uma ou duas etapas iniciais, como a prospecção e preparação de leads, incluindo o marketing digital como parceiro, outros integrantes realizando as etapas de reuniões, apresentações e negociações e por último as equipes especializadas na experiência do cliente com obtenção de novas indicações de oportunidades, chamada sucesso do cliente.

De toda forma, se o seu departamento comercial ainda é embrionário, entenda que todas as etapas poderão estar cobertas inicialmente por uma única pessoa, desde que, haja processo, organização e método.

A consultoria comercial poderá ajudar a implantar todos os processos.

Saber crescer é entender que estas etapas exigirão mais pessoas e estrutura com o passar do tempo, mantendo a satisfação dos clientes e sua entrega com alta qualidade e respeito.

Cada passo que você quiser efetuar no âmbito comercial poderá alterar todo o fluxo de operação da empresa, sendo necessária uma avaliação constante e com acompanhamento de bons indicadores e softwares (CRM) de controle.

O departamento comercial, portanto, pode estar implantado na nova forma de atuar e conduzir seu processo de comercialização gerando aos clientes o sentimento de estar comprando com uma empresa que sabe o que faz e para onde deseja chegar.

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