Departamento comercial, como estruturar?
Quero estruturar o departamento comercial, mas não disponho de muitos recursos.
Quero estruturar o departamento comercial, mas minha empresa ainda é pequena.
Se uma destas duas situações corresponde o seu momento atual, venha conosco, também, nesta leitura.
Primeiramente, o que podemos entender como departamento comercial?
Se você pensou que é uma estrutura física com muitas pessoas, esqueça, isto é coisa do passado!
O departamento comercial é a alma do negócio e poderá se estruturar de forma gradativa e inteligente.
A alma do negócio
Antes de falarmos sobre departamento comercial devemos entender a história de sua empresa, missão, visão, valores e propósito.
Se você não sabe o que é isto e nem sabe como criar, pense no seguinte:
Para qual objetivo foi criada a minha empresa perante o mercado e sociedade?
Para onde quero ir e mercados para atender em determinado tempo?
Quais valores estão intrínsecos no dia a dia e em harmonia com os seus pessoais?
O que desejo contribuir para as outras pessoas e empresas ao se relacionarem com meu negócio?
Que especialidades e diferenciais posso apresentar para as outras empresas e pessoas?
Agora que está ficando um pouco mais claro sobre o que proponho com minha empresa poderei buscar o meu melhor caminho.
Uma empresa é formada por pessoas, talentos e sonhos!
Nenhum sonho passa a existir de verdade se não for por conta de união de pessoas com o mesmo propósito, mesmo que sejam parceiros e não estejam dentro da mesma estrutura física.
Devemos contribuir para um mundo melhor a nossa volta, criando produtos e serviços de valor, permitindo a realização de sonhos pessoais e felicidade de inúmeras famílias.
Se não for este o objetivo final, para que serviria uma empresa? Para os ganhos financeiros de seu idealizador e ponto final?
Quando nos vestimos com esta roupa e partimos para os objetivos e propósito, a comercialização e conquista de clientes ou seguidores será uma consequência natural de nosso trabalho. E depois disto virão os recursos financeiros como resultado da operação comercial e esforços produzidos. Sim, a empresa visa lucro, mas antes do lucro vem a satisfação das necessidades.
Uma venda não gera resultado financeiro apenas, gera relacionamento, entrega de valor, auxílio de compra e encantamento.
Quando os seus clientes enxergarem esta entrega por você e seus colaboradores e parceiros, sua marca e sua empresa terão resultados extraordinários.
Criando o departamento comercial
Para criarmos o departamento comercial devemos seguir os passos:
- Avaliação de seus produtos e serviços quanto aos diferenciais e entrega ao mercado;
- Nível de capacidade de retaguarda de atendimento;
- Força atual de marca, comunicação com o mercado, materiais de apresentação e visibilidade digital;
- Pessoas engajadas no projeto;
- Concorrência direta e indireta;
- Formação de preço;
- Fluxo de comercialização;
- Ambiente econômico;
- Pós-venda.
Após avaliação minuciosa destas etapas poderemos começar a criar o departamento comercial.
A primeira pessoa que vende sempre é o proprietário (a) da empresa ou diretor (a).
Todas as outras pessoas que estão na equipe devem saber vender na essência, não necessariamente na técnica.
Atender bem, organização e procedimento é obrigatório de todos para que o comercial comece a funcionar.
Um departamento comercial começa a existir pela postura de todos com seus clientes externos e internos. Sim, o respeito e admiração ficarão visíveis por todos que visitarem a sua empresa.
Fluxo e procedimentos deverão ser estruturados por mais simples que sejam, pois assim tudo passará a funcionar melhor e com mais produtividade.
Ter-se-emos um vendedor interno, externo, representante ou parceiro comercial, mas sempre alguém que conduz para a melhor experiência do cliente. Vender é uma ação que se completa pela relação de sedução e encantamento e não pelo simples obrigação de entregar algo.
Nova era comercial
Toda venda é efetiva quando se acredita no bem que se está vendendo e há uma dor necessária para ser atendida.
Antigamente o vendedor realizava todas as etapas, desde a prospecção até a pós-venda.
Hoje temos a disposição empresas terceirizadas realizando uma ou duas etapas iniciais, como a prospecção e preparação de leads, incluindo o marketing digital como parceiro, outros integrantes realizando as etapas de reuniões, apresentações e negociações e por último as equipes especializadas na experiência do cliente com obtenção de novas indicações de oportunidades, chamada sucesso do cliente.
De toda forma, se o seu departamento comercial ainda é embrionário, entenda que todas as etapas poderão estar cobertas inicialmente por uma única pessoa, desde que, haja processo, organização e método.
A consultoria comercial poderá ajudar a implantar todos os processos.
Saber crescer é entender que estas etapas exigirão mais pessoas e estrutura com o passar do tempo, mantendo a satisfação dos clientes e sua entrega com alta qualidade e respeito.
Cada passo que você quiser efetuar no âmbito comercial poderá alterar todo o fluxo de operação da empresa, sendo necessária uma avaliação constante e com acompanhamento de bons indicadores e softwares (CRM) de controle.
O departamento comercial, portanto, pode estar implantado na nova forma de atuar e conduzir seu processo de comercialização gerando aos clientes o sentimento de estar comprando com uma empresa que sabe o que faz e para onde deseja chegar.
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