A consultoria empresarial como aliada das empresas contra o Coronavírus

Em virtude do Coronavírus, estamos presenciando grandes transformações, e a consultoria empresarial como aliada das empresas será um dos fatores determinantes para a retomada ou virada de jogo.
O objetivo é determinar e iniciar uma nova forma de atuar, comprar, vender, gerir e produzir à distância, sem estruturas físicas e sem grandes processos ou fluxos de trabalho.
Para todas as pessoas, aceitar uma nova realidade de vida, com alterações drásticas na sua forma de consumir, se relacionar, trabalhar, empreender e crescer.
O isolamento social trouxe dificuldades e novas necessidades.
Vamos a alguns questionamentos:
Como ter produtividade e se organizar junto com a família, em home-office?
Como comercializar produtos e fazer pré-venda eficiente em curto espaço de tempo para segmentos sem histórico de atendimento virtual?
Como formar o novo preço mediante alta concorrência e pouca diferenciação?
Como conquistar novos mercados para clientes receosos e com medo do futuro?
Como organizar eventos e palestrar sem o calor do ambiente presencial?
Na verdade, os tempos difíceis sempre foram forma de potencializar novos negócios e dar criatividade aos atuais. Também, selecionar quem vai ficar e crescer.
O crescimento global previsto, segundo o FMI é de 3% negativo a nível mundial e 5,3% negativo para o Brasil. Será pior que a crise acontecida em 1929, com o famoso crash da Bolsa de Nova York.
Esta depressão econômica esperada vai desafiar os empreendedores, premiar os precavidos e bons gestores, estimular novas tendências e promover necessidade de segurança e consultoria especializada.
Para entender uma possível saída, vamos conhecer mais da história e comparar com o momento atual. Em 1929, a saída foi pelo livre mercado ou liberalismo econômico, pois a economia se ajusta e passa a se equilibrar entre oferta e demanda de produtos e serviços.
Depressão seguida de crescimento, é fato. Ciclo econômico. O tempo que vai durar vai depender da resposta dos Governos, nível de produção e base criativa da economia local.
Trazendo para o nosso momento, o retorno do crescimento e a sua velocidade serão formadas pelas ações em conjunto do grande volume de desempregados, Governo, trabalhadores ativos e empresas.
A consultoria empresarial auxiliando as empresas a buscarem novos caminhos é extremamente importante. A resposta para muitas perguntas é uma só: conhecer melhor seu novo cliente. Utilizar tecnologia, buscar novos mercados em expansão ou que ainda não foram explorados. Promover novos negócios em forma associativa, com profissionais e atividades que se complementam. Venda on line com criatividade. Desistir de grandes estruturas físicas e promover produtividade e alcance ao que o cliente deseja.
Muitas empresas estão se deparando com o aumento espetacular das vendas pelo e-commerce, passando a ser a nova protagonista de faturamento.
Outras empresas se deparando com a dependência de insumos importados para sua produção. Como buscar alternativas dentro do mercado nacional? Quem poderá produzir e encontrar nicho de mercado?
Para segmentos que dependem inevitavelmente do consumo ligado a viagens e grandes aglomerações, restará aguardar com risco ou encontrar outras formas de faturamento até o momento da saída do isolamento social.
Destacando que após a saída do isolamento social, o consumo será muito prudente, com retomada lenta de consumo de produtos e serviços não essenciais.
Vamos fazer uma boa retomada?
Reinvente-se! Inove! Busque apoio! Compartilhe! Estruture-se! Consulte especialistas!