Como filtrar os leads quentes para sua prospecção comercial

Uma boa maneira de como filtrar os leads quentes para sua prospecção comercial, ou seja, seus futuros clientes, é através de uma boa estruturação comercial. Sua empresa necessita sempre se reciclar na área comercial e, por mais que saibam quem são seus clientes ou tenham um histórico de vendas, o mercado está em constante mudança.

Feita a estruturação, vamos em busca de coletar os leads ideais para sua carteira de clientes. Esta coleta pode ser feita por um assistente comercial treinado e com apoio de ferramentas de automatização e controle. Utilizam-se banco de dados da própria empresa, relacionamento comercial da diretoria, networking do vendedor e meios digitais para conversão de interessados por assuntos pertinentes ao portfolio da sua empresa.

Após a coleta dos dados, devemos separar os leads por seu porte, capacidade financeira, experiência de compra por produtos e serviços similares e tempo previsto de fechamento, vinculado ao seu tempo de resposta à alguns questionamentos e pontos de interesse. Muitas empresas utilizam-se do telefone e e-mail, outras por pesquisas de mercado inofensivas mas com objetivos e coleta de informações valiosas. Há ainda a entrega de boas informações de forma indireta, seja através das redes sociais e seus próprios websites.

O futuro cliente, lead ou prospect poderá ser chamado de “quente”, quando cumpre alguns requisitos básicos dentro dos interesses de sua empresa, quanto ao cliente ideal. Mas um dos mais importantes, é sem dúvida, o conhecimento de sua previsibilidade de compra, sendo de prazo curto. Em tempos difíceis, as metas de médio prazo passam a ser de curto prazo e isto gera uma necessidade muito maior de fechamentos.

Devemos destacar, também, que leads com perfil de compra, porém, com necessidade de tempo de fechamento maior do que o esperado pela empresa, devem ser acompanhados muito bem de perto pelos vendedores ou assistentes. Os interesses e recursos financeiros podem se alterar com o tempo. Só é visto quem é lembrado, uma velha máxima das vendas.

Boas vendas e até a próxima!

Comentários (1)

Deixe um Comentário