Atendimento é tudo!

Certo dia entrei numa loja para comprar um sapato e os atendentes estavam todos ocupados. Aproveitei enquanto isso para olhar os produtos da loja. Os funcionários não se aperceberam da minha presença “fantasma” e deixaram eu sair sem ao menos me dizer: “Senhor, estamos atendendo no momento mas o quanto antes iremos dar atenção a sua necessidade, fique à vontade e aproveite para conhecer os nossos diferenciais, etc e tal”

   Outro dia fui a um Café para uma reunião de negócios, e tive que implorar para um atendente vir me trazer ao menos o cardápio. Depois me levantar da cadeira para que ele pudesse me ver querendo pedir algo, e não tendo sucesso, fazer gestos ao caixa para avisar…

   Enquanto consumia em tal café, as bebidas terminaram, os copos ficaram vazios, e ninguém para vir perguntar se estávamos satisfeitos… se queríamos algo mais ou para oferecer os diferenciais do lugar…

   Infelizmente alguns empresários culpam a crise porque não vendem mais, mas não sabem capacitar seus funcionários. Ou se tentam orientá-los, não estimulam aos mesmos a manutenção do bom atendimento. Não buscam o novo, o algo diferente, não querem inovar e acreditam que o negócio vende por si só…

   Recentemente também fui a um restaurante e ao terminar a refeição, veio o garçom com uma simpatia e atenção toda especial. Detalhe, era um estrangeiro, e ainda ofereceu algo mais por consumir. Estava de parabéns pela postura.

   Em uma outra empresa, ao entrar me deparei com uma funcionária sendo chamada atenção por sua superior em plena recepção. Lástima.

   Pense agora ao entrar num consultório médico, já num dia instável por estar doente e ser recebido pela recepcionista com mal humor…a doença piora e o médico tem mais trabalho.

   Um sorriso, uma saudação de bom dia, um obrigado sumiram no vocabulário e atitude das pessoas… culpa de quem, ao final? Empresário que não estimula ou capacita seus colaboradores? Colaboradores que estão trabalhando no lugar errado e se sentem infelizes?

   Atendimento é tudo, mas seu grau de excelência está ligado a um processo de desenvolvimento profissional contínuo do diretor à recepcionista. Do atendente ao caixa. Acompanhamento diário, cliente oculto, estímulo financeiro a todas as funções pelo resultado final de faturamento da empresa. Uma política agressiva de manutenção do cliente, de sedução a compra de seu produto ou serviço…

   Vamos fazer um bom atendimento, ver as maravilhosas consequências e impactos para seu negócio!

Deixe um Comentário