5 passos para estruturar seu comercial

Um dos maiores desafios das empresas é o caminho comercial, como consolidar sua marca no mercado com uma equipe de ponta, saber vender seu produto ou serviço de forma eficaz, trazendo uma onda positiva de crescimento para toda a estrutura departamental da empresa.

   Reúno aqui 5 passos iniciais e importantes para começar a estruturar este departamento que é o pulmão e coração de suas relações de negócio!

   Passo 1: Liderança. Deixe com quem sabe e tem experiência. O diretor da empresa pode entender muito de seu produto, de sua história, mas muitas vezes não tem a estratégia necessária para saber se vender. Portanto, contrate um profissional ou uma empresa que entenda dos processos e venha com mente aberta para revolucionar, se necessário, seus processos e produtos.

   Passo 2: Estruturação dos processos. Vender e não entregar o que se planta é caminho torto e construção de um verdadeiro castelo de cartas. Um dia a casa cai. O mercado e os clientes não podem ser subestimados, portanto, faz-se necessário estruturar todas as etapas do processo de venda, quem são seus atores, quem vai liderar. O estudo é baseado na literatura e na prática dos concorrentes que estão conquistando mercado no seu segmento. Respeita-se a história da empresa, mas não se vive somente dela!

   Passo 3: Inovação. Inovar se entenda não somente por produtos novos, mas fazer de forma criativa e diferente o que já se possui em matéria de produtos e processos, formas de vender e de encontrar seu novo cliente. Os clientes mudam sua forma de comprar e a empresa que não mudar sua forma de vender fica pra trás.

   Passo 4: Investimento. A empresa que vê na sua equipe comercial um custo, não está preparada para conhecer o crescimento e sair da zona de conforto. Equipe de vendas real é aquela que sabe o quanto pode ganhar e ser premiada. Assim o esforço e entrega de resultados caminharão juntas. Estabeleça uma politica comercial de ganhos e prêmios para sua equipe de forma muito motivadora, ao contrário daquela que o diretor espera receber muito para depois entregar migalhas para seus vendedores. Vendedor que vende é aquele bem liderado, com boa politica de remuneração, capacitado com frequência e sabedor de sua importância na empresa. Comercial merece respeito. Sem ele sua empresa não vende, não cresce, não é posicionada, não contrata, não gera faturamento.

   Passo 5: Vender. Os artistas da venda são aqueles que não medem esforços, pois fazem o que gostam e não estão ali como segunda opção de mercado. Contrate pessoas não somente com experiência, mas que tenham o perfil para serem moldados para esta arte. É papel do líder de vendas caminhar na rua com seus vendedores, se entregar para os resultados da equipe. Equipe de vendas é como uma equipe de esportes. Deve ser bem dirigida, ter suas metas claras e conquistáveis, bons ganhos financeiros e um ambiente totalmente favorável, sem interferências administrativas e burocráticas. E como vender mais? Como prospectar? Este tema abordaremos no próximo artigo. Sucesso!

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